quinta-feira, 17 de julho de 2014

Dicas de Bebidas


7 dicas para arrasar no drink antes da balada

1- Treine até fazer um dry martini perfeito e recheie a entrega da com a história do drink, dando-lhe mais consistência e importância
De acordo com o bartender Kascão, do Boteco Ferraz, um dry martini bem feito é a porta de entrada para mostrar que você entende de coquetelaria. Mas, mais do que isso, é preciso surpreender e encantar os convidados com a história do drink preferido de 007. Criado pelo bartender Martine de di Arma Taggia, do Knickerbocker Hotel in New York, que atendia ao milionário John Rockfeller, em 1910, ele ganhou o mundo como sinônimo de sofisticação. “É o coquetel mais glamouroso que tem, com inúmeras citações e ligações com o cinema”, diz Kascão.

2- Invista em acessórios e copos bonitos e diferenciados
Montar bem o seu espaço é o primeiro passo para surpreender a audiência. Invista na compra de acessórios e copos, capriche na montagem da bancada – com organização e destaque para os itens mais bacanas (incluindo bebidas premium e ingredientes diferenciados) – e na apresentação do próprio drink.

À frente do balcão na Brasserie des Arts, o bartender Marcelo Serrano, costuma comprar seus acessórios pela internet (nas lojas Cocktail Kingdom e Bar Products) ou na Utilitá (Rua Martim Francisco, 409, Vila Buarque, SP/SP), mas indica também que se faça garimpos por feiras de antiguidades e em lojas no exterior. “Nesses lugares é possível encontrar peças que farão toda a diferença no conjunto”, garante.

3- Brinque com o que você tem na geladeira, inclusive legumes e hortaliças
Depois que já tiver dominado a técnica da coquetelaria, liberte-se dos clássicos e crie variações com os ingredientes que tiver em casa. Vale sucos, chás, infusões, frutas ou mesmo legumes e hortaliças. Fã dessas ousadias, o bartender Jean Ponce, do restaurante D.O.M. ensina uma receita simples para os mais ousados.

4- Tenha alguma ideia do que o convidado gosta e o que será servido na sequência
Preparar drinks para os amigos deve ser um prazer e você não quer estragar esse momento com combinações que desagradem o paladar alheio ou matem o paladar para o que virá pela frente. Antes de começar a trabalhar, sonde as pessoas para descobrir suas preferências e fuja dos coquetéis muito doces se um jantar está programado para a sequência. Ele pode tirar o apetite e pesar, afirma Derivan Ferreira.

5- Surpreenda na apresentação
Mais do que valer-se de uma taça diferenciada, aposte na finalização com um palito de cana-de-açúcar, um pau de canela ou uma fava de baunilha, de acordo com as notas do próprio drink. O bartender Laércio Zulu, do La Maison est Tombée, ainda indica acrescentar uma “espuminha” saborizada. “É simples, dá para fazer em casa e surpreende.”

6- Envelheça destilados até ganharem aroma e sabor únicos
De acordo com o bartender Murilo Marques, embaixador do rum Zaccapa, é possível criar versões únicas do destilado de sua preferência usando pequenos barris de carvalho (facilmente encontrados pela internet). “Costumo comprar novos, uso três ou quatro vezes para dar notas de uva, chocolate, baunilha, mas o importante é ir testando”, diz o especialista. A bebida envelhecida poderá ser servida pura, para valorizar sua expertise, ou utilizada para criar drinks ainda mais requintados.

7- Faça gelos aromatizados
Geralmente desprezado, o gelo também é um ingrediente que pode fazer toda diferença ao drink. O mínimo que se espera de um bom bartender é garantir a pureza de sua água, mas você ainda pode surpreender com gelos aromatizados, feitos a base de chás (os de frutas vermelhas ou especiarias são os mais recomendados), e pedaços de frutas. Também é possível investir em formas diferenciadas facilmente encontradas em lojas especializadas em coquetelaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, valeu!!